Junta de Freguesia de São Pedro


Cerimónia comemorativa do 400º aniversário da fundação da Freguesia de São Pedro

Discurso do Presidente da Junta de Freguesia na cerimónia


Senhor Presidente da Câmara Municipal de Vila do Porto, Senhor Padre Adriano Borges em representação de sua Excelência Reverendíssima o Bispo de Angra e Ilhas dos Açores, Colegas presidentes de Junta de Freguesia, Entidades presentes, Minhas Senhoras e meus Senhores.

Em primeiro lugar, quero dar as boas vindas a todos os presentes, neste dia tão especial para a Freguesia de São Pedro. Celebramos hoje 400 anos de história e estamos de parabéns. É um dia feliz que encontrará outros iguais ao longo deste ano, porque 400 anos não é coisa pouca.

A nossa freguesia está muito diferente desde quando foi fundada. Crescemos muito e fomos ganhando raízes fortes. Mais do que nunca somos uma freguesia jovem que olha com esperança o futuro.

Somos gente que tem orgulho nas suas vistas amarelas. O ouro é precioso, assim como a alma desta gente, que é rica de força e ânimo para lutar pelos seus sonhos.





Somos uma freguesia que tem na terra o seu mais precioso valor. Aqui, os frutos são mais doces e a água abundante para impedir a sede de animais e gentes. Tudo isto não tem preço. Como não tem preço a nossa costa. Olhamos o mar de cima de um tesouro protegido, que não há nada como ter uma natureza única que nos acolhe e nos dá orgulho. Por isso devemos preservá-la para que dure outros 400 anos com o mesmo brilho que tem agora.

O papel da Junta de Freguesia é zelar pelo desenvolvimento da sua terra. É o que queremos fazer. É o que fazemos, todos os dias, com a ajuda de uns e outros. Hoje é a prova disso. Temos muitos projetos em curso e muitos mais para cumprir. E embora os tempos sejam difíceis do ponto de vista económico, sabemos bem que é possível ser-se melhor quando não estamos sozinhos. Por isso, mais do que nunca, agora é a hora de nos mantermos unidos e sermos solidários e vigilantes com quem mais precisa.

O dia é de festa. Que melhor dia para comemorar este aniversário que aquele abençoado pelo nosso padroeiro? São Pedro não está apenas na nossa insígnia, está nos nossos corações e na fé que nos move todos os dias.

Foram muitos os que contribuíram para esta cerimónia tivesse o brilho que tem. Foram muitos, sobretudo, que ao longo dos últimos anos nos guiaram até aqui. É por isso que homenageamos os presidentes de junta que após o 25 de Abril de 1974 deram o seu melhor pela terra. É por isso que homenageamos dois ilustres filhos desta terra, infelizmente já falecidos. Mas já dizia o poeta que quem faz obras valorosas liberta-se da lei da morte e vive eternamente.

Concluo estas palavras, agradecendo uma vez mais a vossa presença. Presença que muito nos honra, dirigindo a todos os habitantes da nossa Freguesia um agradecimento especial, pois são estes que no seu dia-a-dia, fazem com que São Pedro, seja maior e melhor.

De seguida, o Professor Daniel Gonçalves irá apresentar uma reflexão sobre a história da nossa freguesia e do dia que hojr se celebra.

Obrigado.

VOLTAR

  Noticias

  Contactos

  Serviços da Junta