Junta de Freguesia de São Pedro


Freguesia de São Pedro

A Freguesia de São Pedro fica situada no nordeste da ilha de Santa Maria e está limitada pelo mar e pelas freguesias de Santa Bárbara, Almagreira e Vila do Porto, tem cerca de 840 habitantes e uma área de 18.49Km2, devido à riqueza do seu solo foi, no passado um local de quintas por excelência e teve na agricultura o seu principal meio de subsistência.

Actualmente a agro-pecuária detém alguma importância, mas a maioria da população está ligada ao sector da construção civil e dos serviços.

O turismo rural está a dar os primeiros passos, ainda que virado para um turismo mais restrito e de carácter permanente. A recuperação de algumas casas rurais marienses tem tido um aproveitamento turístico de relevante interesse para a nossa ilha, como é o caso de um solar mariense, localizado nesta freguesia, e que após a sua recuperação foi transformado numa unidade de Turismo de Habitação.

Nesta Freguesia existem ainda duas pequena empresas que estão ligadas à venda de materiais de construção e pavimentação de caminhos, denominadas: José Álvaro Teodoro e Filhos, Lda. e ainda, Rigorgenial. Temos ainda uma pequena indústria de enchidos “Salsicharia Mariense” que se encontra em franca expansão, não só na ilha, mas fora desta, dando emprego a algumas pessoas.

Logo mais abaixo ao Centro da freguesia encontram-se no lugar da Saúde, os Serviços de Desenvolvimento Agrário de Santa Maria.

Na área do Ensino funciona o Pré – Escolar e o Ensino do 1º Ciclo.

Para a prática Desportiva existe um Poli – Desportivo, habitualmente utilizado pelos jovens da Freguesia e pelo Grupo Desportivo de São Pedro.

No âmbito Cultural, foi criado recentemente o ponto de informação Juvenil de São Pedro no edifício da Casa do Povo.

Temos ainda um Centro de Artesanato, onde se encontram vários trabalhos em exposição que podem ser visitados e comprados por todos aqueles que estiverem interessados.

Na área da restauração, inclui-se ainda dois restaurantes onde um deles engloba, a prática de turismo de habitação, bem como de um centro hípico, sendo este um grande atractivo para as crianças da nossa freguesia. Aqui se situa o Barreiro da Faneca, um dos locais mais surpreendentes de toda a ilha igualmente conhecidos por “Deserto Vermelho”. Pelo contraste com o meio circundante é considerado por muitos dos que visitam uma verdadeira “obra de arte da natureza”.

  Noticias

  Contactos

  Serviços da Junta